Luanda – O Ministério da Família, Acção Social e Promoção da Mulher (Masfamu) em parceria com a Universidade Católica de Angola estão a trabalhar numa estratégia de inclusão social das reclusas e de assistência a crianças internadas nos estabelecimentos prisionais.
A informação foi prestada, nesta quarta-feira, em Luanda, pela ministra Faustina Inglês durante a cerimónia de lançamento do livro " Crime de Género- homicídio cometido por mulheres”.
Segundo Faustina Inglês, a estratégia se insere no âmbito dos 11 compromissos a favor da criança.
A ministra revelou que o MASFAMU abraçou a obra pelo facto de a maioria das provedoras do lar serem mulheres, sobretudo na educação e alimentação.
Faustina Inglês salientou que quando uma mulher comete um crime e é condenada consequentemente uma família quebra o seu ciclo normal de vivência, levando a desestruturação familiar.
" Apesar dos crimes cometidos pelo género feminino em relação ao masculino serem considerados estatisticamente ínfimos", realçou.
Para a ministra, o mais preocupante é o facto de que a comparticipação da família em crimes cometidos por mulheres estarem associados a crime contra pessoa.
Por conseguinte, explica, que é daí que estes crimes acabam por levantar enormes preocupações não só para mulheres e famílias afectadas, como também a sociedade no geral.