Luanda – O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) distribuiu, esta quinta-feira, equipamentos de pesca e certidões comerciais a cinco cooperativas, para o reforço das competências familiares e o desenvolvimento do país.
A acção decorreu no âmbito da abertura da Jornada da Mulher Africana, que visa promover a partilha de conhecimentos entre gerações para o empoderamento económico, pequenos negócios e geração de renda familiar.
Segundo a ministra da Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, a entrega das certidões comerciais vai garantir trabalho, renda e desenvolvimento económico.
Considerou fundamental congregar gerações, com vista ao resgate dos valores morais, cívicos, éticos, culturais e patrióticos.
Por seu turno, a directora para as políticas familiares, igualdade e equidade do género, Santa Ernesto, destacou a capacitação de mulheres para pequenos negócios e o programa transferências monetárias (Kwenda), que prevê beneficiar, até 2022, um milhão 608 mil famílias, para mitigar a pobreza.
"Hoje, o novo paradigma de intervenção do sector é a saída do assistencialismo para o desenvolvimento", esclareceu, frisando que além do apoio humanitário, tem, de igual modo, uma forte componente de inclusão produtiva para permitir a geração de renda familiar.