Cacuaco – A continuidade dos programas e projectos que estão a ser implementados pelo Ministério da Acçao Social, Familia e Promoçao da Mulher (MASFAMU), com efeitos positivos para as vidas das populações, foi defendido, esta segunda-feira, pela sua titular, Ana Paula do Sacramento Neto.
Entre estas acções, a ministra destacou o projecto de transferências monetárias “kwenda”, que tem apresentado em todo o território indicativos de estabilidade financeira, no quadro do combate à fome e à pobreza.
Segundo Ana Paula do Sacramento Neto, que visitou a Escola Nacional de Formação de Técnicos de Serviços Sociais (ENFOTSS), em Cacuaco, as acções de formação ministrada têm oferecido ao país quadros que, de forma exemplar, dirigem os vários projectos em curso.
Neste momento, a referida escola acolhe um curso de superação de técnicos do Fundo de Apoio Social (FAS) de várias províncias, que estão a melhorar conhecimentos até 31 de Outubro, para melhor gestão do projecto “Kwenda” e outros de apoio social as comunidade no meio rural.
“Constatei o entusiasmo dos formandos, a vontade de aprender e o entusiasmo de quem está a leccionar, porque vê que o seu potencial está a ser colocado à disposição de todos", sublinhou.
O MASFAMU trabalha na definição e propõe políticas e estratégicas específicas no quadro da acção social, bem como promover e assegurar a formulação e implementação de programas integrados, visando a prevenção, protecção e promoção, assistência e desenvolvimento dos indivíduos e grupos em situação vulnerável.
Dentre vários projectos destaca-se o Kwenda, que é um programa do Executivo, apoiado pelo Banco Mundial, que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade.
Avaliado em Usd 420 milhões é financiado em Usd 320 milhões pelo Banco Mundial, sendo os outros Usd 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional.
O programa é operado pelo FAS.
A ENFOTSS administra os cursos básicos profissionais de vigilantes de infância e vpara terceira idade, educadores pré-escolares, informática, entre outros.