Luanda – Uma cooperativa de Moto-Taxi foi criada, na sexta-feira, no município de Viana, em Luanda, numa iniciativa do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) e parceiros, com o objectivo de gerar mais postos de trabalho para os jovens.
A cerimónia de lançamento do projecto, que se estenderá em outras regiões do país, foi presidida pela titular da pasta do MASFAMU, Faustina Fernandes Inglês Alves, na presença do vice-governador da província de Luanda para o sector Politico, Economico e Social, Dionísio da Fonseca e do administrador municipal de Viana, Demétrio Sepúlveda.
De acordo com a ministra, o projecto piloto, que arrancou no município satélite, vai proporcionar uma oportunidade de trabalho e renda aos jovens que se mostram resilientes e almejam melhorar a sua condição de vida e de suas famílias.
Faustina Alves informou que com a aprovação da Política Nacional da Acção Social, o ministério procura estabelecer as bases teóricas e metodológicas para uma plataforma integrada, de forma a garantir as famílias em situação de vulnerabilidade, um nível de vida digno e o acesso aos serviços básicos.
A ministra disse, por outro lado, que em 2021, o sector integrou 34 mil cidadãos em actividades geradoras de rendimento com maior incidência no empoderamento socio económico das famílias.
Contudo, salientou, para se dar continuidade a este projecto, o MASFAMU se junta a esta iniciativa com os parceiros sociais com o propósito de dinamizar uma cooperativa de associados que vai beneficiar 30 jovens numa primeira fase para a inclusão produtiva.
Indicou que o MASFAMU congratula-se com esta parceria, que engloba acções de capacitação e o acesso a iniciativas de inclusão produtiva de jovens com capacidade produtiva em situação de vulnerabilidade, e que sempre devem estar alinhados ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Durante a cerimónia foram entregues10 motorizadas de três rodas a jovens para o serviço de moto-taxi para o auto sustento das famílias.
Enquanto isso, o responsável da Associação para voluntário Solidário de Angola (AVOSA), Jorge Muginga, agradeceu o gesto e prometeu conservar bem os meios entregues.
Foi igualmente assinado um protocolo de parceria entre as empresas Hebrumel e AVOSA, que visa dinamizar a referida cooperativa.