Luanda - Um memorando que visa desenvolver acções para pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país, com realce para crianças, mulher rural, idoso e pessoas com deficiência foi assinado nesta sexta-feira, em Luanda.
Foram signatários o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (Masfamu) pela directora nacional da acção social, Fátima Cabral, e a Fundação Brilhante pelo seu director-geral, Bruno Agostinho que disse ser uma parceria estratégica no quadro da responsabilidade social das Endiama, empresa que a tutela.
O acordo prevê também o desenvolvimento de acções a nível das comunidades que promovam o empoderamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como capacitar os quadros das duas instituições em matéria de prevenção e combate de todas as formas de violência contra os grupos visados.
Acrescentou que com este acordo irão afinar mais a máquina com a identificação das acções e passar para os projectos concretos, de forma a apoiar ao desafio do Executivo Angolano em melhorar a condição de vida dos seus cidadãos, potencializando as famílias e deixar para trás a vertente do assistencialismo.
Sectores como a educação, saúde, formação e empreendedorismo são as áreas que serão intervencionadas, com especial enfoque na criança, pessoa idosa e com deficiência, cabendo a fundação Brilhante garantir a execução dos projectos e iniciativas previstas.
Já a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves Sousa, disse esperar que com este acordo a Fundação Brilhante apoie as acções centradas no combate a todas as formas de discriminação e a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A Fundação Brilhante foi criada em 2005 e busca uma mudança de paradigma de actuação junto as comunidades e com as empresas operadoras e prestadoras de serviços ao subsector , aposta agora no desenvolvimento sustentável com acções de impacto a população.