Lubango - Um cidadão de 49 anos foi detido, suspeito de espancar e queimar a sua mulher de 35, que acabou por morrer numa das unidades sanitárias do Lubango, província da Huíla, por causa de mil kwanzas.
O cidadão em causa é suspeito do crime de ofensas graves à integridade física, com resultado agravado, segundo o porta-voz o SIC-Huíla, inspector Segunda Quitumba, referindo que o crime ocorreu há duas semanas, mas só há dias o homem foi encontrado.
Ressaltou que à data, a esposa encontrava-se a cozinhar e o suspeito pediu-lhe que saísse para comprar a bebida alcoólica caseira, “capuca”, tendo-lhe dado dois mil kwanzas; de regresso à casa, o cidadão pediu o troco de mil, ao que esta negou.
“Fruto disso o suspeito desferiu chapadas e socos à mulher e quando a mesma conseguiu sair das garras do marido, este recorreu ao candeeiro e arremessou sobre ela, tendo queimado 90 por cento do corpo e esta acabou por morrer na unidade sanitária”, detalhou.
Informou, ainda, a detenção de um cidadão de 29 anos de idade implicado no crime de abuso sexual contra uma adolescente de 15 anos, que depois de uma maratona, onde o suspeito colocou uma substâncias na bebida da menor para ficar desacordadae poder praticar o delito.
SIC detém cidadãos implicados em furto e falsificação de documentos
O porta-voz ressaltou a detenção de cinco jovens, nos últimos dois dias, implicados nos crimes de furto e falsificação de documentos, envolvendo duas viaturas furtadas na Namíbia e chegadas à Huíla, onde eram descaracterizadas para poderem circular como se de meios legais se tratassem.
Dos cinco detidos consta o primo de um jovem que, supostamente, é o contacto dos cidadãos namibianos, amigo do jovem onde a última viatura foi localizada, um comprador, um serralheiro e o intermediário da venda.
Frisou que na rede, o jovem foragido é o elo com os cidadãos namibianos, ou seja, quando estes últimos procedem o furto da viatura, entram em contacto com o cidadão angolano e este, por sua vez, leva a viatura até ao quintal do primo.
Ressaltou que as duas viaturas são de volante à direita e o cidadão, com o seu primo, por meio de técnicas alterou a direcção dos mesmos para o lado esquerdo, assim como uma das matrículas, e a documentação dos veículos.
Salientou que as investigações estão em curso, juntamente com as autoridades da Namíbia, para pôr fim a rede que tem entrado em contacto com os jovens na Huíla (Angola).
O SIC fez a apresentação de um total de 10 cidadãos implicados em crimes de natureza diversa, como ofensas graves à integridade física com resultado agravado, falsificação de moedas, alteração de documentos e falsificação, furto de viatura e abuso sexual. EM/MS