Luanda - A esposa do primeiro presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, considerou hoje, sexta-feira, merecida homenagem a atribuição do nome do novo aeroporto internacional Dr António Agostinho.
Falando momentos antes da chegada do voo experimental ao novo Aeroporto Internacional, baptizado com o nome "Dr António Agostinho Neto", sublinhou ser muito importante um aeroporto na terra dele "Acho que é uma homenagem bonita que se fez, estamos muito contentes", expressou.
Maria Eugénia Neto disse ser uma boa ideia, por ser o ano do centenário de Agostinho Neto, pedindo que se preste, igualmente, atenção a terra onde nasceu: Caxicane.
As obras do novo aeroporto estão em 60 % da sua execução física, acreditando que em Junho do próximo ano será entregue a infra-estrutura.
O novo aeroporto, que ocupa uma área de 1.324 hectares, terá vários serviços como hotéis, transporte ferroviário, postos da Administração Geral Tributária (AGT), Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, e um parque de automóveis, com capacidade de 1000 viaturas.
As obras de finalização da infraestrutura, lestão dentro do orçamento previsto que ronda os 3.4 mil milhões de dólares americanos.
O aeroporto, que segundo dados disponíveis, movimentará um volume de mercadorias de 50 mil toneladas ano, está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial, bem como está prevista a construção de raiz de uma cidade aeroportuária, numa área de 75 km2.
O lançamento da primeira pedra para construção do Aeroporto Internacional Dr António Agostinho foi realizado em 2015, e tem previsto a realização do primeiro voo de passageiros, no final de 2023, após a conclusão do processo de certificação.