Lucala - A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, destacou hoje, na vila de Lucala (Cuanza-Norte), a implementação do projecto "Cidadela Jovens de Sucesso" como uma acção do Executivo que contribui na promoção da empregabilidade no país.
Segundo Teresa Dias, que falava no acto de inauguração da Cidadela Jovem de Sucesso de Lucala, além da capacitação técnico-profissional e académica dos jovens, estas instituições agregam valores de qualidade fundamentais para o mercado do emprego, autoemprego, através do estímulo ao empreendedorismo.
O empreendimento é uma instituição pública tutelada pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), com valência para ministrar cursos de níveis um e dois, nas especialidades de electricidade de baixa tensão, agropecuária, carpintaria, serralharia, corte e costura e informática na óptica do utilizador.
Além das competências técnico-profissionais com duração de três anos, os formandos beneficiam de formação académica básica, correspondente ao I ciclo do ensino geral (da 7 a 9 classes).
São igualmente capacitados em competências prática e técnicas com módulos transversais nas áreas do empreendedorismo, tecnologias de informação e comunicação, bem como cidadania.
Conforme a governante, o sector aposta veementemente na promoção de espaços adequados para a frequência de cursos profissionalizantes, especialmente, para a juventude, com põem a maior taxa de desemprego.
Os cursos, recomendou, devem estar ajustados às necessidades do mercado de trabalho.
A Cidadela Jovens de Sucesso constitui uma resposta inovadora para os desafios de formação enfrentados pelos adolescentes, jovens e adultos de famílias carenciadas, vulneráveis e órfãos em situação de risco.
Estes empreendimentos também auxiliam profissionais que queiram melhorar suas qualificações.
Financiada pelo grupo Mitrelle, no valor global de 22 milhões de dólares americanos norte-americanos, a Cidadela Jovens de Sucesso de Lucala foi projectada numa área de 108 mil metros quadrados, dos quais 30 mil metros estão reservados para a produção agrícola.
A infra-estrutura foi construída num período de 12 meses pela empresa chinesa Jiang Sun.
A Cidadela Jovens de Sucesso de Lucala tem uma capacidade formativa para 240 alunos, dos quais 120 em regime de internamento e conta com infra-estruturas modernas, como a área de administração, salas de aula, oficinas, laboratórios, anfiteatro, campos, estufas, aviário, dormitórios, casa de máquinas , entre outras.
O governador da província do Cuanza-Norte, que assistiu ao acto de inauguração, valorizou a infra-estruturas e referiu que a mesma vai aumentar a capacidade formativa técnico profissional dos jovens na província e consequentemente a qualidade da mão- de- obra.
Esta constitui a nona infra-estrutura construida no país, depois das similares de Cabiri e Kalakala (Luanda), Sakasanji (Moxico), Mucari (Malanje), Matala (Huíla), Cangola (Uíge), Dinge (Cabinda) e Bailundo (Huambo).
As mesmas foram construídas no âmbito do Programa Nacional para o Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN).
De acordo com a titular do MAPTSS, desde a sua institucionalização em 2008, estas instituições já formaram mais de sete mil jovens.
Durante o evento foi apresentada uma obra literária sobre os métodos e técnicas utilizadas pelos formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).