Luanda - O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) apresentou, nesta quinta-feira, na cidade do Huambo, o Fundo Nacional de Empregos de Angola (FUNEA) que concorre para a redução do desemprego no país.
A cerimónia de lançamento foi orientada pela titular do MAPTSS, Teresa Dias, para quem o fundo começa a dar os primeiros passos no domínio da empregabilidade e da formação profissional, através de iniciativas como cooperativas para geração de emprego directo e desenvolvimento económico local.
Assim, a governante falou do apoio ao empreendedorismo, por meio da concessão de micro-créditos e entrega de kits de trabalho.
A ministra enfatizou que o Executivo está comprometido com a empregabilidade e a formação profissional.
Para a sua materialização, foi igualmente aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 133/23, de 01 de Junho que, institucionaliza
O Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA) foi institucionalizado pelo Decreto Presidencial 133/23, de 01 de Junho.
A Agenda Nacional para o Emprego, aprovada pelo Decreto Presidencial nº 226/23, de 05 de Dezembro, é um importante instrumento de coordenação das acções que concorrem para a promoção da empregabilidade, visando elevar a participação dos cidadãos no mercado de trabalho nacional, por meio de políticas activas de emprego. LIN/OHA