Luanda – Mais de 165 mil funcionários públicos viram as suas categorias actualizadas nos últimos dois anos, em função do tempo de serviço e das habilitações literárias, informou nesta sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.
Trata-se de mais de 33 mil funcionários do regime geral e de mais de 132 mil professores do ensino geral, cujas categorias foram actualizadas pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Em conferência de imprensa sobre actualização salarial na função pública, o responsável referiu que muitos destes funcionários ficaram 20 anos ou menos sem actualizações das respectivas categorias.
Esta acção, disse o secretário, impedia a progressão da carreira dos profissionais.
“Tivemos situações de funcionários que saíram da categoria mais básica de auxiliar para técnicos superiores de primeira, técnicos superiores de segunda e assim por diante”, explicou.
Segundo Pedro Filipe, esta medida implicou um esforço financeiro do Estado para a valorização do capital humano mediante inserção nas respectivas categorias.
Sobre o reajuste do salário da função pública em 25%, o responsável realçou que a expectativa é implementar ao longo do primeiro trimestre do corrente ano. AMC/OHA