Luanda – O Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) ganhou, esta segunda-feira, um laboratório equipado com a mais alta tecnologia em software, com o objectivo de promover a iniciativa, espírito empreendedor, formação de jovens criadores e inovadores com dificuldades em estruturação de marcas.
De iniciativa do Ministério da Administração Pública, Trtabalho e Segurança Social (MAPTESS), o laboratório está aberto para receber jovens criadores e inovadores, empreendedores, estudantes das instituições de formação profissionais, estudantes das instituições do ensino médio, superior e licenciados.
Segundo a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, o projecto nasce da necessidade do executivo em apoiar iniciativas no fomento da empregabilidade por entre médio do incentivo de formação tecnológica para atender as carências.
Conforme a ministra, servirá de incentivo para a empregabilidade e consequentemente a diminuição do nível de pobreza no país.
Por seu turno, Geraldo Pambasange, chefe de departamento de pedagogia do CINFOTEC, informou que o laboratório denominado “Fabrica de Software automação e tecnologia” vai permitir automatizar o processo, criar o protótipo e consequentemente a produção em massa.
“Já temos alguns projectos desenvolvidos, como por exemplo de detenção de inundação, que permite enviar mensagem ao telefone quando detectar inundação em qualquer lugar. O sistema recolhe a informação e manda por mensagem para informar”, explicou.
Geraldo Pambasange destacou o plano de início de formação na incubadora com a previsão para desenvolver 102 projectos de startap a nível do país.
O CINFOTEC foi concebido em 2 de Setembro de 2008 como centro de excelência no domínio das tecnologias aplicadas, vocacionada para a formação e qualificação técnica de profissionais para o mercado de trabalho. Esta iniciativa demonstra o objectivo do Governo de Angola em alargar e desenvolver a sua linha de intervenção, aumentando a rede de oferta formativa no âmbito nacional, dento da estrutura de operadores do Sistema Nacional de Formação Profissional (SNFP).
Para além disso, é o único centro de nível IV, tutelado pelo MAPTESS, que ministra cursos de aperfeiçoamento, qualificação e técnicos, nas áreas de metrologia, mecânica e produção, electricidade e mecatrónica, tecnologias de informação e comunicação, incluindo cursos com certificação internacional, a nível das tecnologias Cisco (Sistema de infra-estruturas de redes e soluções de internet) e Furukawa (Cabeamento e fibra óptica).
Com excelentes condições tecnológicas e formadores qualificados, o CINFOTEC está aberto para os jovens que tenham habilitações mínimas as 12ª classe e buscam formação profissional sólida em busca do primeiro emprego, assim como aperfeiçoar seus conhecimentos e atende, prioritariamente, as empresas interessadas em formar e elevar as competências dos seus quadros.