Luanda – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social Manuel Homem reconheceu hoje o empenho da comunicação social na redução da pressão psicológica e comportamental dos cidadãos devido ao impacto da covid-19.
Manuel Homem expressou este reconhecimento durante a cerimónia de abertura do 1º Seminário Metodológico dos Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII), realizado no Memorial António Agostinho Neto, sob o lema “Comunicar mais comunicar melhor”.
Na acção formativa, que abordou temas como estratégia de “Comunicação institucional”, “Comunicação de crise”, “ Comunicação digital” e “ A melhor forma de actuação no segmento comunicacional nas redes sociais”, o governante disse que a comunicação ganhou uma importância maior neste período de covid-19.
Por outro lado, o ministro defendeu uma sistematização da comunicação, focada na difusão de fortalecimento de uma imagem positiva do Governo angolano, a nível interno e externo.
Para o melhor trabalho dos Gabinetes de Comunicação Institucional, segundo o responsável, é necessário reforçar a relação e comunicação entre as instituições públicas, para continuar a informar com regularidade as intenções, a acções e realizações do Governo.
Também se recomenda “Estar alerta e agir proactivamente às acções susceptíveis de gerarem situações de crise de imagem de reputação”, disse o ministro.
Aos participantes, responsáveis dos mais variados GCII dos ministérios e instituições estatais, foram apresentados, igualmente, o Plano da Comunicação Institucional do Executivo (PCIE 20-22), o Manual Integrado de Comunicação dos Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e o Plano de Formação do Centro de Formação para Jornalista (Cefojor) para 2021.
No evento, o jornalista da Agência Angola-Press (ANGOP), Geraldo Quiala, um dos oradores, sublinhou que a “Comunicação Digital”- tema por se dissertado, é um conjunto de normas relacionadas com o comportamento adequado e responsável no uso das tecnologias.
Segundo o jornalista, os pilares da comunicação digital são quatro, nomeadamente o Engajamento, Relacionamento, Conteúdo e Presença.
Afirmou que nesta era digital é imprescindível garantir mecanismos de regulação adequada da comunicação digita, uma vez que há apenas uma proposta de lei sobre o exercício da actividade de regulamentação dos conteúdos digitais.