Malanje- Uma mega campanha de limpeza e plantação de árvores por algumas artérias da cidade de Malanje, teve lugar hoje, sábado, visando reduzir os focos de lixo e contribuir na salubridade do casco urbano e arredores.
A actividade foi promovida pelo governo da província, através do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e contou com a participação de estudantes e munícipes de vários estratos sociais.
A campanha enquadrou-se no âmbito do dia mundial da limpeza, assinalado hoje e foi orientada pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo.
Na ocasião, o responsável destacou a necessidade de os munícipes se envolverem na limpeza da cidade e bairros, bem como de cuidar das árvores ao longo das vias públicas, com vista a preservação do meio ambiente e proporcionar o bem-estar dos cidadãos.
“Manter a cidade limpa é dever de todos, para que assim possa-se conviver em ambientes agradáveis, seguros e sem nenhum tipo de risco para os munícipes”, frisou, tendo apelado a juventude e não só, a apreender a lidar com as questões ambientais, mantendo a higiene colectiva, que é um acto de cidadania.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, José Neves fez saber que a campanha culminou com a plantação de 200 árvores do tipo acácia, em reposição das espécies velhas e arborização de novas áreas da cidade.
A jornada decorreu sob o lema “Limpemos o mundo, limpemos Malanje” e visou igualmente saudar o centenário do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, que hoje se comemora.
O dia mundial da limpeza comemora-se todos os anos no terceiro sábado do mês de Setembro, com o objectivo de mobilizar as comunidades a trabalhar por um ambiente saudável, através do saneamento básico.