Cunhinga - Um milhão e 791 metros quadrados de terra foram clarificados de Janeiro a Setembro deste ano na província do Bié, pelas operadoras de desminagem, numa acção de aumento as áreas de cultivo e habitacional.
A informação foi avançada pelo representante da Agência Nacional de Acção Contras as Minas (ANAM) no Bié, Ismael Brito, quando apresentava, no município do Cunhinga, o processo de desminagem aos membros do Bureau do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Segurança na África Central (UNSAC).
Ismael Brito revelou que a área clarificada permitiu a remoção de 12 minas anti-tanque, 17 minas anti-pessoal, 348 engenhos explosivos não detonados, bem como 100 munições de vários calibres.
O representante da Agência Nacional de Acção Contras as Minas disse que, no decurso deste ano, foram registados quatro acidentes com minas, que resultaram na morte de seis de pessoas e 13 feridos.
Por esta altura, está em curso a desminagem de 25 áreas, enquanto 355 foram concluídas, 96 pesquisados e 11 suspensos.
De acordo com a fonte, no período em referência foram educados sobre perigo de minas 33 mil 770 pessoas, entre crianças e adultos, nos nove municípios que compõem a província.
Adiantou que as acções de desminangem tiveram maior incidência no municípios Cuito, Andulo, Cunhinga, Camacupa e Cuemba, sobretudo nas zonas onde serão erguidos equipamentos sociais e campos de cultivo.
Apelou à sociedade civil no sentido de alertar as autoridades, quando se deparar com uma mina ou outro engenho explosivo.
Participaram neste processo, o Centro Nacional de Desminagem (CND), brigada de desminagem do grupo operativo das Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Organização Não Governamental Britânica, “The Halo Trust”.
Nesta terça-feira, os membros do Bureau do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Segurança na África Central (UNSAC), no quadro da visita de três dias que efectuam a província do Bié, deslocaram-se aos municípios de Camacupa e Catabola, com o objectivo de radiografar o cultivo de arroz na fazenda Arrozal, A Fazenda agro-industrial, cerâmica prémio da paz, bem como o centro de mudas. AS/PLB