Luena – Mais de oito mil agentee dos vários órgãos do Ministério do Interior na região leste de Angola, que compreende as províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico, vão assegurar a quadra festiva.
Na província do Moxico estão em prontidão mais de três mil e 750 agentes, de acordo com o segundo comandante provincial da Polícia Nacional, Celestino Capenda.
Em declarações à imprensa, após o acto de apresentação das forças, o oficial fez saber que foram mobilizados agentes da Unidade de Reacção e Patrulhamento, Ordem Pública, de Intervenção Rápida, Guarda Fronteira, Serviços de Investigação Criminal, Investigação e Ilícitos Penais, Serviços de Proteção Civil e Bombeiros e Prisionais.
Recomendou o uso correcto da técnica da abordagem ao cidadão, bem como comportamento cívico dos cidadãos.
Já na Lunda-Sul estão mobilizados mil e 800 agentes dos distintos órgãos da delegação do Interior, segundo o delegado local, Mateus André, que apelou postura pedagógica na actuação policial.
Orientou o reforço do policiamento de proximidade, através de acções de patrulhamento na periferia e na urbe, com vista a garantia da segurança dos cidadãos.
Após a parada geral, os distintos órgãos da Delegação do Interior saíram as ruas para a demonstração de força e equipamentos.
Na Lunda-Norte, a delegação do Interior mobilizou 4.600 agentes, apresentados durante uma parada geral orientada pelo delegado local, Gerson Miguel.
Na ocasião, apelou os agentes a evitarem o uso excessivo de força, pautando pela pedagogia, respeitando os direitos humanos.
Ordenou o reforço do patrulhamento auto e apeado nos bairros periféricos, visando respostas rápidas e eficientes à eventuais crimes.LYT/JW/JVL/TC/HD