Cacuaco – Quatrocentos e setenta e dois empreendedores do município de Cacuaco (Luanda), com idades entre os 20 e 60 anos, beneficiaram de uma formação sobre empreendedorismo que os habilita iniciar com as suas actividades.
A formação decorreu de Julho a Outubro do corrente ano, com a participação de empreendedores dos distritos urbanos do Kikolo, Sequele, Mulenvos de Baixo, Cacuaco Sede e da comuna da Funda, sob o lema “empreender com conhecimento”.
Em declarações à ANGOP, hoje, a directora do Centro de Empreendedorismo, Formação e Capacitação Profissional, Darloza Marianna, revelou que mais de 500 pessoas foram matriculadas, mas apenas 472 terminaram a formação.
Desse número, informou que 58 porcento são mulheres, visto que o objectivo era de formar mulheres para empreender com conhecimento, bem como identificar oportunidade de negócio e desenvolver o seu potencial visionário.
Segundo a responsável, até 2024 se prevê formar mais de 10 mil empreendedores a nível do país.
Na ocasião, a secretaria Regional da Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM) para África Austral, Luzia Inglês “Inga”, disse que uma das grandes aspirações da União Africana é o empoderamento das mulheres.
Por essa razão, o secretariado regional da OPM lançou, em 2021, uma campanha de formação sob o lema “empreender com conhecimento”, tendo como prioridade a formação de mulheres.
Para si, é fundamental que as mulheres sejam formadas e capacitadas para terem acesso a um emprego decente, aos serviços financeiros completos e iguais, como o crédito, poupança e seguros.
De acordo com a responsável, a falta de oportunidades em matéria de educação e formação tem consequências graves para as mulheres em África, perpetuando as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na obtenção de rendimentos. COF/SEC/OHA