Dundo - Oitenta e seis pessoas morreram em consequência de 493 acidentes de viação registados em 2023 na província da Lunda Norte.
Dados da Polícia Nacional a que à ANGOP teve acesso , revelam que em comparação com o período homólogo (2022), houve uma diminuição de três acidentes , 94 mortos.
Os dados apontam também, para registo de 596 feridos, contra os 598 de 2022 , sublinhando que os acidentes caracterizaram-se em atropelamento, despiste, choque entre veículos, causados por excesso de velocidade, condução sob efeito de bebidas alcoólicas e desrespeito às regras de trânsito.
No mesmo período, foram registados 1.343 crimes diversos , com 1.217 detidos acusados de furto, roubo, vandalização de bens públicos, homicídio, tráfico e exploração ilícita de diamantes, entre outros delitos.
O relatório da Polícia Nacional destaca também a detenção de 22.083 estrangeiros de diversas nacionalidades, com realce para os da República Democrática do Congo (RDC), por entrada, saída e permanecia ilegal no território nacional.
Foram expulsos do território nacional, 13.672 imigrantes ilegais da RDC.
Para inverter o quadro da criminalidade e dar maior dinamismo no seu combate, os órgãos de defesa e segurança na Lunda Norte, se propõem em reforçar as acções de fiscalização e prevenção do garimpo e tráfico ilícito de diamantes, por ser um dos atrativos da imigração naquela região, reforçar o policiamento de proximidade e a relação com a população. JVL/HD