Ondjiva- Mil e 840 efectivos dos diferentes órgãos que conformam o Ministério do Interior e das Forças Armadas Angolanas estão mobilizados para garantir a ordem e tranquilidade pública, durante a passagem de ano nos seis municípios da província do Cunene.
A informação foi prestada esta terça-feira, pelo Delegado do Interior e Comandante da Polícia Nacional na província do Cunene, comissário Alberto Paulo, a margem da formatura geral de asseguramento da transição do ano, na qual solicitou maior postura, actuação pedagógica e respeito pelos cidadãos.
Na ocasião, garantiu que as forças estão em prontidão para o asseguramento que se exige na transição de ano, mediante ao patrulhamento apeado, motorizado, auto e alguns casos a cavalo e cinotecnico para protecção das pessoas e seus bens.
Nesta senda, orientou aos efectivos a não importunar os cidadãos sem razões plausíveis, optando pelo bom comportamento, evitando excessos perante a população visto que os munícipes estão em momento festivo e alguns optam pelo estímulo.
Relativamente à prevenção dos acidentes de viação, o comandante garantiu que foram criadas barreiras nos principais troços da estrada que liga a sede capital aos municípios de Ombadja, Namacunde e Cuvelai, bem como no casco urbano.
Durante a acção policial informou que serão realizadas acções de sensibilização dos automobilistas para que se evite o excesso de velocidade e de lotação, não condução sob o efeito de álcool.
Alertou aos cidadãos a pautarem por uma conduta ordeira e evitarem o desacato, assim como reiterou o apelo aos efectivos dos diferentes órgãos no sentido de se evitar o excesso, sob pena de incorrerem em crimes.FI/LHE/SEC