Uíge – O 10º Acampamento Provincial de Férias dos Alunos do Ensino Médio do Uíge (APROFAEMU), aberto esta quarta-feira, no município de Negage, conta com a participação de mil e cinco alunos de várias escolas da região.
Sob o lema “Alunos do ensino médio unidos em prol do desenvolvimento da província do Uíge”, o evento, que terá a duração de cinco dias, juntou também jovens de várias associações dos 16 municípios da província.
Da iniciativa da juventude local do MPLA, o acto de abertura do APROFAEMU-Negage/2024 foi orientado pelo primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.
A iniciativa visa promover a troca de experiências académicas, culturais entre a juventude de diferentes localidades, bem como incentivar a unidade, patriotismo e a dedicação aos estudos.
Durante a actividade serão realizadas conferências sobre o estado actual e perspectiva de desenvolvimento do município do Negage, Desenvolvimento no sector agrícola como base da sustentabilidade económica na sociedade, visita a instituições públicas, locais histórico culturais.
O programa reserva ainda conferência sobre o plano desenvolvimento da província, workshop sobre problemas actuais da juventude, palestra sobre a preservação dos valores morais, cívicos, religiosos e culturais, contributo da juventude ontem e os desafios actuais dos jovens no desenvolvimento, entre outras actividades de saúde e desportistas.
Segundo o primeiro secretário provincial da JMPLA no Uíge, Faustino Nguange Simão, a realização do evento demonstra o crescimento e reconhecimento da JMPLA, fruto das iniciativas e renovações das actividades que têm desenvolvido pelo partido.
Por essa razão, prometeu continuar a promover acções de fórum académico e científico, tais como sábados académicos, cursos preparatórios e outras acções formativas.
Já a segunda secretária do comité provincial do MPLA no Uíge, Gertrudes Gastão, disse esperar que o evento sirva para troca de experiências entre os jovens, de modo a conhecer a cultura de cada município.
Por sua vez, a primeira secretária municipal do MPLA em Negage, Delfina Henriques, considerou o APROFAEMU-Negage/2024 uma aposta na transformação da aprendizagem e troca de conhecimentos entre os jovens comprometidos com o desenvolvimento do país.
A actividade foi antecedida por uma marcha de apoio ao Presidente do partido MPLA, João Lourenço, e contou com apresentação e desfiles, dança e actuação de vários músicos locais e da capital do país. EPP/JAR