Cuito - Duzentos e onze menores internados na Secção da Pediatria e no Centro Nutricional Terapêutico, no hospital provincial do Bié, beneficiaram-se, neste sábado, de presentes e um almoço de confraternização, no âmbito do Natal do Doente.
O gesto solidário foi da governadora Celeste Adolfo, madrinha do evento.
Estiveram presentes os vice-governadores e membros do governo.
A governante aproveitou para visitar as enfermarias.
Construída na época colonial, para atender perto de 300 doentes, actualmente a unidade sanitária encontra-se em obras de reabilitação e ampliação.
Funciona com 219 funcionário, entre médicos, enfermeiros e trabalhadores de apoio hospitalar. Oferece serviços de medicina, pediatria, estomatologia, depósito de medicamentos, laboratório e outros.
A malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, parasitoses intestinais e anemia são entre as doenças mais diagnosticadas.
Falando aos presentes, Celeste Adolfo aproveitou a ocasião para encorajar os profissionais de saúde que trabalham diariamente para salvar vidas, tendo reafirmado o compromisso do Governo na melhoria das condições de trabalho.
Acção, de acordo a governadora, visou desejar rápida recuperação a todos os doentes internados no hospital provincial do Bié, assim como proporcionar um momento de celebração no âmbito da quadra festiva.
“O meu desejo é que cada doente aqui internado recupere rapidamente para que na próxima quarta-feira (25 de Dezembro) possa celebrar o natal junto das famílias” realçou.
No final, a governadora Celeste Adolfo entregou kits de medicamentos diversos para o reforço da assistência dos enfermos.
Para Marcelina Camia, mãe de uma das crianças que recebia atendimento no banco de urgência, agradeceu o gesto, tendo apelado às instituições sociais a juntarem-se aos esforços do governo na melhoria do atendimento nos hospitais.
As obras deste hospital serão retomadas no I trimestre de 2025, já que serão redefinidas novas estratégias para a conclusão da empreitada, depois da rescisão de contrato, em 2023, com a empresa de construção civil Joel e Filhos, responsável pelos trabalhos.
Quando à execução física, estão na ordem de 51 por cento, concluída que está a cobertura de telha no primeiro bloco, faltando o segundo e nas outras áreas de ampliação, bem como está feita a reabilitação de algumas paredes e do pavimento.
Os trabalhos tiveram início em 2020, com orçamento inicial de 603 milhões de kwanzas.
No princípio de 2023, beneficiou de um acréscimo na ordem de 300 milhões, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). BAN/PLB