Talatona-Mais de duas mil famílias rurais beneficiam do Projecto comunitário “Minha Água, Minha Vida", que visa instalar biofiltros de água nas comunidades.
O projecto, de iniciativa da ONG “Quimica Verde`, em parceria com a Embaixada Francesa e Banco BIC, tem por objectivo garantir que as crianças, os jovens e as suas famílias tenham acesso à água, higiene e saneamento básico adequado.
De acordo com o Gestor do Projecto, António Kilala, que falava à imprensa, a propósito do lançamento do projecto comunitário, a iniciativa existente desde 2016, actua em quatro pilares principais, que é o de fornecer o acesso à água potável às comunidades, fornecer o acesso de treinamento a produção de sabão para que se tornem auto-sustentáveis e o programa de higiene e gestão menstrual.
Referiu que até ao momento já implantaram Biofiltros em seis províncias do país, nomeadamente Luanda, Bengo, Benguela, Uíge, Kwanza-Norte e Sul. Explicou que o Projecto, iniciado em 2016, já beneficiou igualmente mais de 500 mil pessoas na parte de treinamento de higiene e saneamento básico e produção de sabão.
Em relação às dificuldades evocou o mau estado das vias para se chegar as comunidades e a falta de comunicação. “ A construção de um único filtro custa 25 mil kwanzas e conseguimos implementar graças à ajuda do Banco BIC e outros parceiros”, disse.
Por sua vez, o Director Central da direcção de Marketing e Comunicação do Banco BIC, Victor Mendes, considerou o projecto de gratificante por levar não apenas água potável às comunidades, mas também a mudança de mentalidade, educação, cultura e saúde.
“ O projecto da Química Verde enquadra-se no programa do Banco BIC “Crescer Juntos” e o que queremos é no âmbito da responsabilidade social apoiar o projecto, sendo que no ano passado apoiamos 20 projectos”, disse. Acrescentou que as ONG precisam de ser apoiadas para ajudar o país a desenvolver e ajudar a levar água potável às pequenas comunidades.
A ONG “Quimica Verde” desenvolve o projeto Minha água, minha vida no país, desde 2016. Pretende-se com esta iniciativa melhorar a qualidade da água e a higiene em comunidades rurais carenciadas, que muitas vezes recorrem a água de poços, águas paradas ou lagoas para o seu abastecimento.
O biofiltro é uma tecnologia eficaz que a Química Verde tem implementado para salvar e melhorar a vida das pessoas em comunidades rurais por meio de fornecimento de água potável. Dentro do Biofiltro existem componentes que trabalham em conjunto, usando processos simples e naturais que permitem melhorar a qualidade da água.Giz/JCB