Cuito - Dois mil e 500 candidatos estão a ser submetidos a testes, para admissão no Centro Integrado de Formação Profissional do Cuito, na província do Bié, onde estão disponível 865 vagas para os diversos cursos.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo director da instituição, Luciano Cossengue Sambole, no âmbito da abertura do presente ciclo formativo.
Os candidatos têm idades compreendidas entre 14 a 55 anos, cujos exames vão até sexta-feira, em dois períodos (manhã e tarde).
De acordo com o director da instituição, os cursos mais procurados são de electricidade e corte e costura.
Explicou que os adultos são os que mais procuram os cursos de formação técnica profissional, talvez em função da necessidade de criarem pequenos negócios para o auto-sustento das famílias.
No presente ano formativo, estão disponíveis ainda os cursos de informática, arte e decoração, cabeleireiro, ladrilho, massagem e estética, pastelaria e culinária, pintura e estuque, alvenaria de construção civil, canalização, carpintaria e outros.
Para o êxito da formação, o responsável disse que estão disponíveis cinco salas de aula, três oficinas para mecânica, serralharia e construção civil e laboratórios de informática, electrónica, electricidade e mecânica-auto.
Além dessas, informou terem ainda duas salas de canalização e construção civil na comarca do Cuito.
Disse que o centro carece de pelo menos seis novos formadores para se juntarem aos 30 existentes, no sentido de reforçar as aulas, sobretudo de mecânica, serralharia, canalização, carpintaria e alvenaria de construção civil.
No presente ano estima-se formar cerca de três mil jovens, contra os dois mil e 800 do ano passado. Em 2023, altura da abertura do centro, foram formados mil e 800 jovens.
A previsão de aumento de formandos deve-se ao facto de, neste ciclo formativo, pretenderem realizar três formações de curta duração.
Na província do Bié estão em funcionamento outros pavilhões de arte e ofícios nos municípios do Andulo, Camacupa e na comuna do Cunje (Cuito), além de uma unidade móvel.
Está ainda em construção o centro de formação profissional no município do Chitembo, que prevê formar anualmente mais de 500 jovens, estando já a decorrer estudos para se aferir a grelha formativa dos cursos que efectivamente correspondem com os anseios daquela juventude. LB/PLB