Quilengues - Cinco mil e 400 famílias, das 19 mil e 505 cadastradas e validadas para receber as Transferências Sociais Monetárias (TSM) no município de Quilengues, província da Huíla, no âmbito do Kwenda, já receberam o seu primeiro pagamento trimestral de 25.500 Kwanzas.
Em declarações à ANGOP, o assistente provincial de Desenvolvimento Local do FAS, Feliciano Tchenda, destacou que as famílias depararem-se com a dificuldade de levantar o dinheiro, uma vez que o município tem apenas dois bancos, BIC e BPC, estando esse último praticamente "sem sistema".
“Outros agregados familiares são obrigados a deslocar-se a outros municípios como Chongoroi (Benguela) e Lubango (Huíla) para que possam ter o seu benefício”, continuou.
Explicou que no início do processo, no município, estavam também com o procedimento de pagamentos por modelo de TPA, mas por trata-se de um sistema que carece de logística teve de ser cancelado, daí que estão apenas a dar os cartões às famílias e as mesmas devem ocorrer aos locais mais próximos onde podem levantar os valores.