Lubango – Setecentas famílias vulneráveis dos municípios do Lubango, Chibia e Humpata, província da Huíla, beneficiaram, hoje, de bens alimentares entregues pelo Ministério da Acção Social Família e Igualdade de Género (MASFAMU).
Trata-se de 50 toneladas de bens como arroz, fuba de milho, feijão, massa alimentar, sal de cozinha e conservas diversas, entregues pela secretaria de Estado para a família e promoção, Elsa Barber.
Costam igualmente sabão e material de biossegurança, visando a prevenção contra à covid-19, assim como sementes e fertilizantes destinados à Cooperativa da Missão do Tchivinguiro (Humpata).
Falando à imprensa após o acto de entrega, Elsa Barber considerou que o gesto foi feito na perspectiva de minimizar a fome nas comunidades, em consequência da seca que se faz sentir na região sul do país.
Segundo ela, os bens vão reforçar as cozinhas comunitárias, como forma de inverter os níveis de desnutrição nas famílias vulneráveis.
Para a secretária de Estado, para além do programa “Kwenda”, que é o maior projecto de impacto social no pôs-independencia e de iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, tem-se feito outras acções como a entrega de bens alimentares e a inclusão produtiva das famílias.
Dados estatísticos do gabinete da acção social, família e igualdade de género, revelam que mais de 560 mil famílias estão afectadas pela seca na Huíla.
A secretária de Estado encontra-se desde segunda-feira na província para avaliar a execução do programa de combate à pobreza.