Soyo – Setenta e nove jovens do município do Soyo, província do Zaire, beneficiaram terça-feira de kits profissionais para o fomento de auto-emprego, no âmbito da segunda fase de implementação do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Entre os meios entregues aos formandos afectos ao Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional do Soyo, consta kits de corte e costura, serralharia, electricidade, carpintaria, agricultura, pastelaria, soldadura, cabeleireiro e canalização.
Beneficiaram ainda de kits de manicure e pedicure, electrónica e montagem de antenas parabólica.
Ao dirigir-se aos presentes, o administrador municipal adjunto do Soyo para a área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários, Adelino Nkai, disse que com a entrega dos meios, os jovens estão mais munidos de ferramentas para a promoção do auto-emprego na região.
“Pedimos aos beneficiários para conservarem os meios entregues para ajudar na criação de mais postos de trabalho”, aconselhou.
Por sua vez, o director do gabinete provincial de Desenvolvimento Económico Integrado do Zaire, Lucas Panzu, encorajou os jovens a apostar mais na formação técnico-profissional para o combate ao desemprego.
De acordo com o director, o Executivo angolano tem implementado diversos programas para facilitar a inclusão social dos cidadãos, com realce para a juventude.
Acto idêntico decorreu também nos municípios do Tomboco e Nzeto, onde mais de 150 jovens foram agraciados com kits diversos.
Dois mil e 100 jovens da província do Zaire já beneficiaram de kits profissionais e micro-créditos, desde o lançamento do PAPE na região, em 2021.