Luanda- Mais de 64 toneladas de bens diversos foram enviados para Cuba, no quadro da campanha de apoio e solidariedade para com às vítimas do Furacão "Ian".
A informação foi avançada esta segunda-feira, em conferência de imprensa de balanço da primeira fase campanha, pelo presidente da Associação dos Ex-Estudantes de Angola em Cuba, Agostinho Narciso.
Entre os bens doados, destaca-se os de primeira necessidade entre alimentos diversos não perecíveis, medicamentos e vestuários.
O donativo é resultante de uma campanha realizada de 12 a 28 de Outubro sob o lema: "nos ajudem a ajudar o povo cubano".
O responsável adiantou que durante a campanha foram recolhidas 232,2 toneladas de bens diversos, sendo que, na primeira fase, foram enviados 43,77 toneladas, e na segunda 21. Em Angola estão 167,43 toneladas para uma nova fase de envio.
O Furacão Ian afectou três milhões de habitantes, entre os quais 500 mil crianças e 700 mil idosos cubanos, segundo dados das Nações Unidas.
O Ian teve um histórico de categoria 4 e ganhou velocidade com ventos de até 250km/h, atingindo as zonas de Pinar del Río, Mayabequ, San Juan y Martínez, Guanahacabibes , Ilha da Juventude.