Huambo – Seiscentos e 30 cidadãos carenciados, dos mil previstos no sector Xavier Samacau, periferia da cidade do Huambo, receberam hoje, quarta-feira, Bilhetes de Identidades, emitidos gratuitamente, soube a ANGOP no local.
Trata-se de documentos emitidos nos últimos 90 dias, no âmbito do Programa de Massificação do Registo Civil e Atribuição do Bilhete de Identidade, que visa assegurar o direito de identificação civil à população carenciada e residente em zonas recônditas.
Na ocasião, o delegado da Justiça e Direitos Humanos na província do Huambo, Ernesto Estêvão Pedro, disse ser missão da instituição cumprir com a atribuição da cidadania aos cidadãos nacionais, residentes tanto na zona urbana, como na rural.
Esclareceu que o Bilhete de Identidade é o documento pelo qual os cidadãos adquirem os direitos de exercerem livremente as actividades profissionais, daí a necessidade da sua preservação.
O responsável que informou que, nos próximos dias, mais de 30 mil cidadãos da província do Huambo poderão beneficiar do BI, que chegarão a esta região do Planalto Central por via dos Correios de Angola.
Por sua vez, o administrador do município do Huambo, Azevedo Manuel Cambiambia, afirmou que os beneficiários estão habilitados a exercer as suas actividades profissionais e económicas, de forma mais segura.
Disse que Administração municipal do Huambo definiu como prioridade, em parceria com a Delegação provincial da Justiça e Direitos Humanos, a emissão gratuita e entrega do Bilhete de Identidade aos cidadãos carenciados da municipalidade.
O sector Xavier Samacau, na periferia da cidade do Huambo, tem uma população estimada em 235 mil 994 habitantes, distribuídos em 28 aldeias e 27 bairros.
O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, distribuídos em três comunas (Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores).