Malanje- Quinhentos e 44 jovens de ambos os sexos, dos municípios de Malanje e Cacuso, terminaram hoje, sexta-feira, o 6º ciclo de formação profissional do Programa Avanço, inserido no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), em Malanje.
Trata-se de formações nas especialidades de carpintaria, cabeleireiro, decoração de eventos, electricidade auto, mesa e bar, pastelaria, frio e outras, ministradas pelo centro de formação profissional de Malanje, afecto à Inspecção Geral do Trabalho (IGT), durante 90 dias.
No acto de encerramento do ciclo formativo, o chefe do centro de formação profissional de Malanje, Rui Bravo, precisou que com as ferramentas profissionais adquiridas, os jovens estão habilidades para fomentar o auto-emprego ou concorrer no mercado de trabalho.
Por esse facto, apelou aos mesmos no sentido de colocar em prática os conhecimentos adquiridos para que possam promover o auto-emprego ou servir as instituições que eventualmente os contratar.
Fez saber que desde o 1º ciclo de formação, perfazem-se mil 762 jovens já formados e lançados para o mercado de trabalho, tendo anunciado para os próximos dias o arranque do 7º ciclo de formação que vai igualmente abranger os municípios de Mucari, Cambundi catembo, Luquembo, Quela e Calandula.
Por sua vez, a administrador municipal em exercício de Malanje, Aidne Aires, que procedeu ao encerramento das formações, reiterou a necessidade de implementação prática das matérias ministradas para que tenham competências de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho.
Disse que formações do género, promovidas no âmbito do PAPE, constituem saídas encontradas pelo Executivo para promover a empregabilidade, sendo que o governo não tem capacidade de empregar todos os cidadãos.
O Programa Avanço é uma ferramenta do PAPE, voltada a promoção da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico profissional que visa de forma sustentada, estimular a viabilidade económica e financeira dos cidadãos, através do auto-emprego.