Luanda - Mais de 500 jovens dos 15 aos 35 anos de idades concorrem na 1ª edição do Prémio Nacional da Juventude, informou, esta sexta-feira, a presidente do corpo de jurados Kanguimbo Ananaz.
Os jovens foram avaliados nas categorias de "Empreendedorismo juvenil", "Associativismo e Voluntariado Juvenil", Ensino, Investigação e Extensão", "Empresariado Juvenil", "Superação e Solidariedade na Comunidade", "Cultura e Arte", "Invenção e Inovação", bem como "Excelência no Desporto"
O prémio, realizado anualmente pelo Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD) com o objectivo de premiar as pessoas colectivas e singulares juvenis, foi criado com o intuito de reconhecer os feitos da juventude, valorizar o mérito, excelência, resiliência dos jovens.
Kanguimbo Ananaz, que falava à imprensa durante o acto de entrega do "Relatório do Corpo de Juri da 1° Edição do Prémio Nacional da Juventude", fez saber que o processo de apresentação das candidaturas, análise, avaliação, selecção e anúncio dos finalistas concorrentes decorreram no ano de 2021.
Kanguimbo Ananaz aconselhou os jovens a agregarem valores no seio das famílias e apostarem mais no conhecimento.
Por outro lado, a ministra Ana Paula do Sacramento considera fundamental promover o desenvolvimento integral dos jovens, sentido de patriotismo, cidadania, criatividade e inovação, assim como identificar e apoiar talentos.
Devido à pandemia da Covid-19, a governante avançou que a primeira Gala Jovens de Mérito será realizada na capital do país, no âmbito das Jornadas Abril Jovem.
O vencedor será contemplado com um certificado de honra, estatueta e um cheque no valor de 1 milhão e 500 mil kwanzas.