Luanda - Mais de 330 mil habitantes de Luanda terão acesso à água potável, na sequência da reabilitação do sistema de abastecimento de água do centro de distribuição do Morro Bento, anunciou hoje, sexta-feira, o governador provincial, Manuel Homem.
As obras de reabilitação estarão concluídas em Dezembro deste ano e vão beneficiar, no total, cerca de 42 mil famílias dos bairros Morro Bento I e II, Cawelele, Inorad, Futungo de Belas e Huambo, de acordo com o governante.
Manuel Homem falava à margem de uma visita de campo, destinada a constatar as obras de melhoria do abastecimento de água, no quadro da preparação para a época chuvosa.
A referida obra de reabilitação, executada pelo Ministério da Energia e Águas, através da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), numa extensão de 12 mil 776 quilómetros, iniciou-se no mês de Setembro de 2023.
Na ocasião, o governador Manuel Homem referiu que devido os trabalhos desenvolvidos para permitir o acesso à água potável àquelas zonas, tem se registado constrangimentos no trânsito, fruto do processo de ligação entre os centros de distribuição de água do Benfica II e do Morro Bento.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da EPAL, Adão da Silva, informou que o projecto entrará agora na fase de testes.
Salientou que em termos de execução, a rede já está lançada a 70 por cento, faltando finalizar a montagem das caixas de válvulas.
A visita, realizada esta sexta-feira, enquadra-se no programa de manutenção dos órgãos de drenagem para garantir que, com o início da época chuvosa, o Governo Provincial de Luanda possa dar melhor resposta aos munícipes em relação às preocupações de macrodrenagem das águas nesta fase.
A delegação, chefiada pelo governador Manuel Homem, contou com representante dos ministérios das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Energia e Águas, vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, administradores e comandantes municipais da Polícia Nacional. CPM