Lóvua - Trezentas e quarenta e uma famílias vulneráveis cadastradas no Programa de Fortalecimento da Proteção Social "Kwenda" no município do Lóvua, província da Lunda-Norte, aguardam pelas transferências monetárias.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, pelo administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, sublinhando que os 341 fazem parte de um total de 4.198 agregados familiares cadastrados em 2022.
Fez saber que as transferências monetárias não foram realizadas porque na altura as famílias estavam ausentes do município.
Realçou que o programa já beneficiou até ao momento, 3.857 famílias vulneráveis, que receberam, desde 2023, 66 mil kwanzas cada, equivalente a seis meses , a razão de Kz 11 mil/mês.
No total, foram disponibilizados 254 milhões e 562 mil kwanzas.
Até ao momento, o KWENDA já cadastrou 106 mil famílias em 108 aldeias das 18 comunas, correspondentes a sete dos 10 municípios, onde já foram beneficiadas com as transferências monetárias 57 mil agregados familiares do Cuango, Cambulo, Caungula e Lóvua.
O Kwenda, operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), agência governamental que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.
Conta com financiamento de 320 milhões USD do Banco Mundial (BM) e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional (Angola), totalizando 420 milhões USD.HD