Huambo- Trezentos e 31 cidadãos dos bairros Casseculo e 27, periferia da cidade do Huambo, receberam pela primeira vez, esta quarta-feira, Bilhetes de Identidade (BI), âmbito do programa de dinamização do registo civil e atribuição de documentos essenciais.
No acto de entrega, o responsável dos serviços de Identificação e Registo Criminal da província do Huambo, Hélder Gomes, disse que o processo de registo civil e atribuição decorre de forma faseada, com o propósito de alcançar maior número de habitantes sem BI e outros documentos fundamentais para o exercício da cidadania.
Informou estarem a encontrar, com alguma freqüência, cidadãos acima dos 50 anos a emitir pela primeira vez o BI e outros documentos fundamentais.
Helder Gomes afirmou ser um processo seguro e confiavel capaz de evitar que estrangeiros com situação ilegal, também,tenham acesso, pois o programa conta com a participação das autoridades tradicionais e religiosas.
Por seu turno, a directora do Registo e Modernização Administrativa do município do Huambo, Elsa Feliciana Coimbra, disse que o processo visa atribuir BI para maioria da população e contribuir no desenvolvimento sustentável.
O soba do Bairro 27, Manuel Ngonga, assinalou que o programa está a aproximar os habitantes no tratamento do BI, por habilitar a população a participar nos próximos pleitos eleitorais.
Em Agosto deste ano foram emitidos dois mil 94 BI nas aldeias de Santa Amara e sector Vilinga, numa promoção da administração do município do Huambo e da Delegação da Justiça e Direitos Humanos. LT/JSV/ALH