Ondjiva- Trinta e nove comunidades rurais, dos municípios de Ombadja e Curoca, província do Cunene, tem acesso de água melhorada com a implementação de 47 projectos , implementados pela organização não governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
O projecto em execução desde 2020, visa a reabilitação de 18 pontos subterrâneos de água, 17 furos, desassoreamento de seis chimpacas, três represas e igual número de chafarizes, que vai beneficiar um universo de 41 mil e 692 famílias.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, pelo líder do projecto da ADPP, Duarte Manuel, realçando que o mesmo, avaliado em um milhão, 667 mil euros, é um financiamento da União Europeia, que visa o melhoramento e a manutenção dos sistemas de água nas comunidades rurais.
Esclareceu que a acção vai aumentar a capacidade de adaptação e a resiliência das comunidades ao impacto das alterações climáticas para promover a gestão de água e agricultura de irrigação.
Fez saber que desde o início, já foram concluídos 13 dos 17 furos por reabilitar, 12 poços de água escavados nas comunas de Ombala yo Mungo e Naulila.
Duarte Manuel esclareceu estar em curso o processo de instalação das bombas submersíveis e painéis solares, assim como a construção de reservatórios de água de 12 mil litros, para facilitar a distribuição para consumo humano e animal.
Disse que o projecto com o período de execução de dois anos, encontra-se em fase de extensão até Julho de 2024, engloba o treinamento de grupos de água e saneamento que é uma estrutura comunitária eleita, encarregue de assegurar a gestão de instalações de água.
A ADPP é umaorganização de direito angolano que actua desde 1986, nas componentes de Educação, saúde, desenvolvimento rural, água, agricultura e ambiente. FI/LHE/VIC