Matala- Mais de 250 crianças do sector do Cuvelai, no município da Matala, província da Huíla, beneficiaram nesta quarta-feira do Natal Solidário antecipado, organizado pela Direcção Municipal de Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e parceiros.
O evento, com duração de três horas, permitiu que as crianças da localidade tivessem momentos solenes, com músicas, danças e brincadeiras, incluindo jogos de cadeiras e recepção de brindes diversos, assim como um lanche de confraternização.
Ao falar no acto, Francisco Vicente, em nome das crianças, manifestou a sua gratidão e pediu à administração local que momentos como estes devem sempre existir, dada a sua importância no incentivo à prática da solidariedade.
Por sua vez, o administrador municipal da Matala, Manuel Machado Quilende, afirmou ser um evento com a finalidade de proporcionar o convívio com as crianças de diversos estratos sociais, todos os finais de ano, como forma de levar alegria às crianças e aos adultos, para promover o bem-estar, a saúde mental e a conectividade entre as pessoas.
Destacou o Natal Solidário como uma época para praticar a solidariedade e a empatia com o próximo, um convite à reflexão para as pessoas serem melhores uns para os outros, bem como um momento para se reaproximar de familiares, amigos, entre outros, outrora desavindos.
Ainda no quadro do Natal solidário, a administração local tem prevista a realização de uma visita aos pacientes no Hospital Municipal da Matala.
O município da Matala dista 180 quilómetros a Leste do Lubango e tem uma população estimada em 355 mil 956 habitantes. EM/PLB