Curoca - Duzentas e oito famílias afectadas pela seca, nas localidades de Waru e Ondefa, município do Curoca, província do Cunene, receberam, este fim-de-semana, ajuda alimentar do governo.
Tratam-se de 108 famílias da comunidade de Waru e 100 de Ondefa, que receberam 1,9 toneladas de arroz, feijão, fuba de milho, óleo alimentar e conservas de peixe e de carne.
Os bens foram distribuídos na proporção de cinco quilogramas por cada integrante da família/mês.
A mesma acção está a ser realizada nas comunas de Onconcua e Chitado.
Em declarações à ANGOP, o administrador municipal do Curoca, Mbambi Kiami dos Santos, disse que o acto marca o início do processo de distribuição de bens alimentares às populações afectadas pela seca, que prevê abranger 48 mil pessoas.
De acordo com o responsável, o processo de distribuição decorre com normalidade, apesar de algumas dificuldades relacionadas com o elevado número de agregados familiares, que está acima de 25 pessoas, e a dispersão das áreas de residência.
Apelou às famílias que se deslocaram à República da Namíbia e a outras áreas, a procura de condições de sobrevivência, no sentido de regressarem, para beneficiarem do apoio.
Por seu turno, o soba grande do Curoca, Joaquim Mutchila, agradeceu o gesto do governo e outras associações que, incansavelmente, têm apoiado as comunidades.
Disse que as quantidades atribuídas são animadoras, ao contrário das anteriores, o que vai permitir que estas famílias possam fazer duas refeições/dia.
Com um clima tropical seco e chuvas irregulares, não excedendo os 400 milímetros/ano, solos de natureza sedimentar e relevos montanhosos, cursos de água em regime intermitente em época chuvosa, o município do Curoca constitui o centro da seca na província do Cunene.
O município tem uma superfície de sete mil 998 quilómetros quadrados e está dividido em duas comunas e 25 aldeias.
Possui cerca de 56 mil habitantes, sendo dos mais pobres de Angola, com uma incidência de pobreza de 98 por cento, em todas as dimensões.