Caxito – Mais de 20 mil fiéis de vários pontos do país são aguardados na cidade de Caxito, província do Bengo, para participar de 26 a 28 deste mês, na XVII peregrinação ao santuário da Santa Ana de Caxito.
Este ano, pela primeira vez, as festividades vão decorrer no Estádio Municipal do Dande, contrariamente ao local habitual - a tradicional Sé Catedral João Paulo II - que não oferece condições para acomodar este número de fiéis.
Em conferência de imprensa, o Vigário Geral da Diocese de Caxito, padre Evaristo Neketela, explicou que os fiéis ficarão alojados na Escola Missionária, no quintal da Sé Catedral João Paulo II e no Estádio Municipal do Dande, onde estarão concentrados mais 300 escuteiros de 20 paróquias que constituem a Diocese de Caxito.
“A previsão é de termos mais de 20 mil fiéis vindos de vários pontos do país, particularmente das províncias vizinhas do Uíge, Zaire, Cuanza Norte e Luanda”, sublinhou.
O vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro, disse que o asseguramento pelas forças de defesa e segurança, a higienização, os serviços de saúde e a rede hoteleira estão acautelados.
Referiu que o trânsito automóvel para a cidade de Caxito será temporariamente desviado, para facilitar a mobilidade dos fiéis.
O programa das festividades prevê a realização de uma vigília, missa de abertura, procissão de velas e procissão “Diocesana”.
O santuário de Santa Ana foi construído em 1885. FS/CJ/IF