Ondjiva – Dezanove mil e 83 famílias beneficiaram de cestas básicas, de Dezembro de 2022 a Novembro do corrente ano, numa iniciativa do Executivo angolano, destinada à ajudar as comunidades afectadas pela seca cíclica que assola a província do Cunene.
O Executivo, através do Ministério da Administração do Território (MAT), disponibilizou 328 toneladas de bens diversos, com destaque para arroz, açúcar, sal, óleo, massa alimentar, feijão, farinha de milho e conservas.
Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros tiveram a missão de distribuir o bens as famílias afectadas pela seca, segundo o chefe da área de Comunicação Institucional e Imprensa desta instituição, Andrade Huamba.
Em declarações à ANGOP, na terça-feira, o responsável sublinhou que foram também distribuídos 20 milhões e 116 metros cúbicos de água potável às populações das zonas mais afectadas pela seca.
Informou que iniciativas semelhantes vão prosseguir, de modo a mitigar os efeitos da seca na província.
No presente ano, 207 mil 987 pessoas foram afectadas pela seca, nos municípios do Cuanhama, Namacunde, Cuvelai, Curoca, Namacunde e Cahama, província do Cunene.
Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros completaram 42 anos de existência, no dia 30 de Novembro. PEM/LHE/OHA