Massangano - Mais de 17 mil fiéis católicos vão participar na 14ª peregrinação anual ao Santuário da Nossa Senhora das Vitórias, que vai decorrer de 16 a 18 deste mês, na vila de Massangano, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte.
De acordo com o reitor do santuário, frei António Gervásio que falava à imprensa, em Massangano, centenas de fiéis idos de diversas províncias do país e do estrangeiro já começaram a chegar ao local do evento.
Indicou que estão na fase final dos preparativos para a acomodação dos peregrinos, numa altura em que estão já confirmadas as presenças de fiéis das províncias de Luanda, Malanje, Uíge, Bengo e Cuanza-Sul.
Explicou que o acesso ao santuário, num percurso de 20 quilómetros de estrada de terra batida, está a beneficiar de terraplanagem para facilitar a circulação.
Por sua vez, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo da Silva, que visitou esta segunda-feira a localidade, assegurou a disponibilidade do governo na criação de condições para a acomodação dos peregrinos, acrescentando que foram feitas manutenções aos sistemas de abastecimento de água e de iluminação, bem como o melhoramento de todo o recinto envolvente e da via de acesso ao santuário.
“A previsão é de receber cerca de 17 mil peregrinos, é muita gente, daí a necessidade de o governo empenhar-se ao máximo na criação de condições para que actividade se torne, não só num evento de reflexão, mas também numa festa para os fiéis”, sublinhou.
Já o comandante provincial em exercício da Polícia Nacional, Fernando Luís João, informou que estão mobilizados 850 efectivos de distintos órgãos do Ministério do Interior (MININT), para garantir a segurança do evento.
Trata-se de efectivos da Policia Nacional, dos serviços de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiros (SME), de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), entre outras forças do MININT.
Acrescentou que estão também mobilizados oito nadadores-salvadores para acudir possíveis casos de afogamentos nos rios Kwanza e Lucala, que circundam a vila de Massangano.
A peregrinação ao santuário da Nossa Senhora de Massangano é uma iniciativa da Igreja Católica Apostólica Romana que reúne fiéis de vários pontos do país, com particular destaque para os provenientes das províncias de Malanje, Cuanza-Sul, Luanda, Bengo e Uíge.
Durante três dias, os participantes vão rezar, suplicar e pedir bênçãos a Deus para a estabilidade social do país e das famílias.
Este ano, o evento vai decorrer sob o lema “Com Nossa Senhora do Rosário Ensinemos as Crianças o Caminho Espiritual da Igreja”.
Consta do programa do evento a realização de três conferências sobre “A historia do Santuário”, “Integração das Crianças na Igreja" e “A integração das Crianças em Movimentos e Grupos Apostólicos”.
A missa de abertura será celebrada pelo vigário provincial da ordem dos frades capuchinhos, frei Eurico e o de encerramento pelo Arcebispo de Malanje, Dom Luzizila Kilala. DS/YD