Cahama – Catorze mil e 827 agregados familiares do município da Cahama, província do Cunene, iniciaram esta sexta-feira, a receber as duas primeiras prestações das transferências monetárias no valor de 66 mil kwanzas, no âmbito do Programa Kwenda.
Ao intervir à margem do acto de abertura dos pagamentos na comuna de Otchindjau, o chefe do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda, informou que a quantia a ser atribuída a cada família, corresponde aos primeiros seis meses.
“A nível do município, os pagamentos começaram em Otchindjau por ser uma zona distante e de difícil acesso, depois seguirão para a comuna sede da Cahama, no prazo aproximado de 15 dias”, afirmou.
Eduardo Silunda apelou aos beneficiários no sentido de investirem o dinheiro na compra de comida e em pequenos negócios para terem outros rendimentos para a satisfação das reais necessidades das famílias.
Lembrou ainda que no âmbito da expansão do Kwenda, o município do Cuvelai será o próximo contemplado onde estão cadastrados nove mil e 908 agregados.
Por seu turno, o administrador municipal em exercício na Cahama, Neto Baltazar, destacou a importância do aludido programa no domínio da sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das famílias mais carenciadas.
Realçou que este é um programa que o Governo está a levar a cabo no sentido de minimizar as dificuldades da fome que muitas famílias enfrentam, por não produzirem devido às irregularidades da chuva.
O município da Cahama, administrativamente dividido pelas comunas Cahama e Otchinjau, tem 79 mil 56 habitantes, onde a maioria se dedica a prática da agricultura e a criação de animais.
Desde Maio de 2020, o Kwenda contemplou 75 mil famílias em situação de vulnerabilidade seleccionadas a nível dos municípios do Curoca, Ombadja, Namacunde e Cahama, de um total de 93 mil 049 agregados cadastrados no Cunene.
Operacionalizado pelo FAS, o programa é avaliado em USD 420 milhões, sendo USD 320 milhões financiado pelo Banco Mundial (BM) e outros 100 milhões pelo Governo angolano.
PEM/LHE/SEC