Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de 10 mil famílias beneficiam do Kwenda no Cunene

     Sociedade              
  • Cunene • Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 17h26
Kwenda chega às famílias do Mukolongodjo, Mupa e Chissuata/Cunene
Kwenda chega às famílias do Mukolongodjo, Mupa e Chissuata/Cunene
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva -  Treze mil e três agregados familiares em situação de vulnerabilidade dos municípios do Cuvelai, Mupa e Chissuata, na província do Cunene, beneficiam, desde sexta-feira, de transferências monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento de Protecção Social “Kwenda”.

Para as primeiras ocorrências deste Programa, estão disponíveis 858 milhões, 858 mil kwanzas, onde cada agregado receberá 66 mil kwanzas, o equivalente a seis meses.

Ao intervir no acto de lançamento no Cuvelai, o chefe do Instituto de Desenvolvimento Local “FAS” no Cunene, Eduardo Silunda, enfatizou que os primeiros pagamentos decorrem em simultâneo nos três municípios.

Fez saber que a fase de pagamentos no Cuvelai, Mupa e Chissuata, sendo as duas últimas localidades elevadas à categoria de município, no âmbito da Divisão Política Administrativa, vai decorrer por um período de 15 dias.

O valor a ser entregue, notou, deve ser bem planeado  para a compra de bens alimentares e aplicado em pequenos negócios, para criar sustentabilidade na renda familiar.

Lembrou que a nível do Cunene, estão cadastrados 106 mil 404 agregados familiares, dos quais 87 mil têm estado a receber as transferências sociais monetárias.

Por seu turno,  o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga, valorizou o acto por ter “grande significado na vida das famílias desprotegidas”, na medida em que resolverá alguns problemas das comunidades.

Explicou que a implementação do Kwenda e outros programas demonstram o interesse do Governo em aliviar as dificuldades vividas pelos cidadãos mais vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento local e combate à pobreza.

Além desta acção, informou estar prevista também a execução da componente de Inclusão Produtiva, para permitir com que às populações tenham meios de sustentos próprios.

Apolo Ndinoulenga chamou atenção dos beneficiários no sentido de aplicarem os valores recebidos de forma mais adequada, a fim de responder aos anseios do programa.

Desde 2020 até Fevereiro do corrente ano, já beneficiaram do “Kwenda” os municípios de Ombadja, Naulila, Humbe, Curoca, Chitado, Namacunde, Chiedi, Cahama, Cuvelai, Chissuata e Mupa, restando Cuanhama, Cafima e Nehone.

Avaliado em USD 420 milhões, sendo 320 milhões financiados pelo Banco Mundial (BM) e outros 100 milhões pelo Governo angolano, o Kwenda, operacionalizado pelo FAS, além das transferências monetárias tem ainda as componentes da Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e do Fortalecimento do Cadastro Único. PEM/LHE/SEC

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+