Luanda - Cento e 23 jovens mulheres dos municípios de Viana, Cazenga e Talatona, em Luanda, beneficiaram de formação sobre associativismo e desenvolvimento local, através da Acção para Promoção e Participação de mulheres e jovens na vida pública.
De acordo com o gestor desse projecto, Filipe Ndofula, a acção formativa insere-se no Programa de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola - PASCAL.
Em declarações à ANGOP, disse que a iniciativa foi desenvolvida nos últimos três meses pelo consórcio entre a Associação para Mulher e Criança (AMC) a Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM), contando com o apoio do Governo de Angola e com o financiamento da União Europeia.
Filipe Ndofula realçou que, ao longo das formações, foram abordados temas sobre o “Associativismo”, “Saúde preventiva”, “Desenvolvimento” e “Lobby e advocacia”.
O gestor fez saber que a pretensão passa por capacitar os jovens para participarem na gestão pública e nas tomadas das decisões.
Acrescentou ser importante que os cidadãos possam contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática, ética e justa, apresentando contribuições à altura dos desafios.
As formações são dirigidas para mulheres e jovens, líderes juvenis, religiosos, representantes da Administração Municipal e outros actores sociais. HM/QCB