Luena - Cerca de 120 técnicos informáticos de diferentes categorias vão assegurar a realização do Censo Geral da Populacional e Habitação, a decorrer a partir de 19 de Setembro do corrente ano.
De acordo com o chefe dos Serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Januário, que falava à imprensa, do referido número de técnicos, 96 vão ser colocados nas comunas, 16 nas sedes municipais e oito com categoria regional.
Disse ainda, que foram apurados dois mil e 389 agentes de campos, para o processo de recolha de informação, na maior província do país, com um total de 223 mil 23 quilómetros quadrados.
O responsável assegurou a existência de condições logísticas para a realização do processo censitário de forma exitosa.
No quadro da preparação do censo, já foi realizado, na província, um seminário de capacitação dos líderes de diversas organizações sociais, sobre a importância deste evento nacional.
Na província do Moxico foram actualizadas duas mil 929 secções censitárias, durante o processo de actualização cartográfica, que decorreu em todo o território nacional.
A região, com cerca de um milhão e 200 mil habitantes, conta com nove municípios, tendo uma superfície de 223 023 km2 (a maior do país).
É limitada ao norte pela província da Lunda-Sul, ao leste pela República Democrática do Congo (RDC) e pela Zâmbia, ao sul pelo Cuando-Cubango e, ao oeste pela província do Bié.
O primeiro recenseamento populacional após a Independência Nacional foi realizado em 2014. Na altura, o país tinha 28.4 milhões de habitantes (mais de 750 mil no Moxico). TC/YD