Luanda - Mais de 100 jovens angolanos, entre os 25 a 35 anos de idade, beneficiaram, desde 2014, de uma bolsa de estudos nos Estados Unidos da América (EUA), no âmbito da "Mandela Washington Fellowship" para jovens africanos, anunciou, esta quinta-feira, em Luanda, o embaixador Tulinabo Mushingi.
De acordo com o diplomata norte-americano, em declarações à imprensa, no encontro com 17 novos beneficiários da bolsa, dos quais 14 são angolanos e três santomense, depois da formação de seis meses nos EUA vão engrossar o grupo de cinco mil e 800 jovens no continente que também já beneficiaram do projecto.
Ressaltou que espera dos formandos, após o regresso aos seus países de origem, uma ampla partilha da experiência com outros jovens, bem como ajudar no contínuo fortalecimento dos laços entre os povos americanos e de Angola e São Tomé e Príncipe.
O embaixador dos EUA em Angola e de São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, pediu aos bolseiros um maior engajamento em acções para desenvolvimento das comunidades, assim como que lhes seja oferecida oportunidade de trabalho para participar no desenvolvimento do país.
Os beneficiários que seguem viagem para os EUA, em Junho, vão contar com apoio de 28 instituições que estarão concentrados na passagem de ensino no domínio do negócio, engajamento cívico e gestão pública.
Estas instituições representam a diversidade do ensino superior naquele país e incluem escolas públicas e privadas, campus rurais e urbanos de pequenas e grandes populações estudantis.
Os estudantes vão estar organizados em campus universitários e serão apoiados no desenvolvimento das suas habilidades de liderança, por meio de estudos académicos, workshops, orientação, networking, com líderes americanos e colaboração com membros da comunidade local. SJ/VIC