Dundo - Setenta e seis agentes de vários órgãos da Delegação do Interior na Lunda-Norte estão mobilizados para a campanha “paz nas estradas”, que visa apelar para a responsabilidade, prudência e segurança rodoviária, com vista à redução dos acidentes de viação.
A campanha, iniciada sexta-feira, vai decorrer nas principais ruas da cidade do Dundo e nas estradas nacionais 225 e 230, que ligam a província da Lunda-Norte ao litoral, onde os agentes vão aconselhar os automobilistas a não exceder a velocidade, evitar conduzir sob efeito de bebidas alcoólicas, entre outros.
A informação foi prestada este sábado, no Dundo, pelo chefe do departamento provincial da Viação, Trânsito e Segurança Rodoviária, Abílio Hélder, que disse que a campanha termina na próxima segunda-feira.
A medida surge em resposta ao aumento de acidentes de viação na província, sobretudo nos fins-de-semana prolongados.
Segundo a fonte, nos últimos tempos, tem se registado uma média de três mortes por dia, por acidentes, números que obrigam a uma mudança de mentalidade e mais responsabilidade por parte dos automobilistas.
Acrescentou que a maioria dos acidentes rocorridos no primeiro trimestre deste ano foram provocados por excesso de velocidade, lotação acima do normal, condução sob efeito de bebidas alcoólicas e mau estado técnico dos meios.
Em 2023, a província da Lunda-Norte registou 86 mortes e 596 feridos em consequência de 493 acidentes de viação. JVL/HD