Huambo – Uma mulher de 21 anos de idade e a filha de dois anos perderam a vida, quinta-feira à noite, após serem atingidas por uma descarga eléctrica, no município do Longonjo, província do Huambo, soube a ANGOP.
Em nota de imprensa distribuída, esta sexta-feira, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiro na província do Huambo refere que as vítimas foram atingidas no interior da residência onde vivam, no bairro Ngombeyalamba, comuna da Chilata.
Acrescenta que a fatalidade ocorreu numa altura em que a mãe e a família se encontrava a descansar, enquanto chovia com intensidade.
Com estas mortes, sobe para 39 o número de vítimas por descargas eléctricas, desabamento de residências e quedas de árvores, ocorridas na província do Huambo desde o início da época chuvosa, a 15 de Agosto último.
Em Novembro último, sete cabeças de gado bovino morreram, depois serem atingidas por uma descarga eléctrica no município do Bailundo.
Refira-se que esta região do Planalto Central do país tem um período chuvoso do ano que dura, aproximadamente, nove meses, sendo de 15 de Agosto a 15 de Maio, com um clima tropical e uma temperatura média, entre 18 e 20 graus celsius.
A província do Huambo, com uma área de 35 mil 771 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em mais de dois milhões 800 mil habitantes, distribuídos em 17 municípios. ALH