Saurimo - A criação de salas satélites nas sedes municipais do (Cacolo, Dala e Muconda), para implementação do Ensino Superior, assim como a construção do Hospital Pediátrico da Lunda-Sul, constam dos vários projectos engendrados pelo Governo Provincial, para o ano 2025.
Os projectos foram anunciados, sexta-feira, pelo governador da Província da Lunda-Sul, Daniel Neto, na cerimónia de cumprimento de fim de ano, sublinhando que a implementação do ensino superior nos municípios, irá, de certa forma, permitir que os jovens aumentem o seu nível académico, sem necessidade de deslocar-se para Saurimo.
Para se alcançar tal desiderato, fez saber que o Ministério do Ensino Superior já tem realizado visitas de trabalho à Lunda-Sul, com intuito de proceder ao levantamento das condições para a sua efectivação.
Quanto à construção do Hospital Pediátrico da Lunda-Sul, frisou, sem revelar detalhes (orçamento e data do início), que após a sua conclusão, irá garantir uma melhor assistência médica e medicamentosa às crianças.
O governante anunciou também , a implementação, em 2025, de laboratórios de análises clínicas nos centros de Saúde da província, bem como a especialização de de seis médicos, na República Federativa do Brasil, no âmbito de uma linha de financiamento da União Europeia
Por outro lado, anunciou a criação de um aterro sanitário sustentavel, na cidade de Saurimo, visando a melhoria da recolha e tratamento dos resíduos sólidos, para um saneamento básico saudável.
Fez saber que o governo prevê em 2025, retomar os projectos de reflorestamento e recuperação das áreas degradadas, desenvolvendo programas de saneamento total, liderado pelas comunidades.
Destacou igualmente a execução, no próximo ano económico, dos planos directores e urbanísticos municipais, que vão orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano das municipalidades.
Anunciou a requalificação das novas vilas e cidades, com implementação de infra-estruturas integradas bem como a manutenção e reabilitação das principais valas de drenagem e o destacamento das ravinas a nível da província.
No sector energético, o governo local perspectiva a contínua expansão da rede de distribuição de energia elétrica em Saurimo, bem como a entrada em funcionamento das centrais fotovoltaicas dos municípios de Cacolo, cujos obras terão início dentro de dias.
Assinalou a realização de 3.394 novas ligações domiciliares, este ano, nos bairros Luari, Condoril, Mulombe, Txizainga, Camitundo, Passa-bem e Camahundu.
No sector das águas , realçou a conclusão de 5. 672 novas ligações domiciares.MG/JW/HD