Lubango – O presidente do Fórum Cristão Angolano (FCA), Luís Nguimbi, apelou hoje, sexta-feira, no Lubango, aos líderes religiosos a mediar a cooperação e o diálogo entre as diversas forças sociais e políticas do país, com vista a moralização da sociedade.
Falando numa palestra subordinada ao tema: “A cooperação, chave para o desenvolvimento da igreja e da sociedade”, o também membro do Conselho da República afirmou que a Igreja deve continuar a ser um instrumento de união e de diálogo para superação dos desafios nacionais.
O religioso reforçou que a Igreja tem um papel “vital” nesse processo de transformação, não apenas o de evangelizar e/ou orientar, mas também interagir directamente com a sociedade civil, autoridades e outras entidades de destaque nas comunidades.
Considerou tratar-se de um acto que tem como foco a transmissão de uma mensagem central de união e colectividade, destacando a importância das diferentes partes da sociedade a trabalharem juntas para alcançar resultados positivos.
Para o pastor Luís Nguimbi, capacitar as comunidades e reflectir sobre a actual fase de transição do país, é importante, tendo em conta os novos desafios onde cada cidadão deve fazer bem o seu papel moralizador.
O evento com a duração de um dia e organizado pelo ministério da Cultura juntou igrejas, autoridades governamentais, tradicionais jornalistas, académicos e a sociedade no geral. JT/MS