Cuito Cuanavale - O governador da província do Cuando, Lúcio Gonçalves Amaral, reiterou, esta quinta-feira, exercer uma governação participativa, onde a voz da população possa se fazer sentir nas principais prioridades voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.
Lúcio Amaral falava na sede municipal do Cuito Cuanavale, onde visita pela primeira vez, nas vestes de primeiro governador da província do Cuando.
O governador assegurou que vai contar, na elaboração e definição das prioridades da província do Cuando, com a participação da população, para depois passar-se à execução dos projectos.
Para o governante, a prioridade colossal para a sua governação são as estradas, que também estão na carteira do Governo Central.
Conforme o governante, tudo tem de ser feito para que do Cuito Cuanavale para a capital da província, Mavinga, não tenha que durar 10 horas e meia, como acontece actualmente, daí a grande preocupação de se reparar as estradas, para garantir o desenvolvimento da região.
Indicou haver outro compromisso do Governo Central, que provavelmente levará um ou dois anos, que é a construção do novo aeroporto internacional de Mavinga.
"Mas, para além disso, as estradas é que vão ser o verdadeiro eixo de ligação entre as populações da nossa província”, reiterou.
Avançou também prioridades com a questão da saúde das populações, educação, energia eléctrica e água potável.
Lúcio Gonçalves Amaral referiu, igualmente, que a província do Cuando necessita de muitas infra-estruturas, que vão ligar o município do Cuito Cuanavale à capital da província, Mavinga, e de Mavinga para o Rivungo, de Mavinga para o Dima, bem como de Mavinga para o Luengue, até o Dirico.
Recordou que esta é terceira visita que efectua aos municípios do interior, desde que foi apresentado à população, tendo-se já deslocado para as municipalidades do Dima e do Luengue.
A agenda do governador reserva, para esta sexta-feira, o encontro do conselho de auscultação da comunidade, bem como visitas guiadas a infra-estruturas, como o sistema de Captação e Tratamento de Água (ETA), futura instalação do Edifício Autárquico, obras do Memorial à Vitória da Batalha do Cuito Cuanavale, 200 fogos habitacionais, escola de extensão do Magistério " Joaquim Bango Kantema, obra do Hospital municipal e a ravina do bairro Baixo Longa. ALK/FF/PLB