Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Lubango vence primeira edição do Prémio de Melhor Município de Angola

     Sociedade              
  • Malanje • Domingo, 11 Agosto de 2024 | 09h02
Gala da 1ª Edição do Prémio Melhor Município de Angola
Gala da 1ª Edição do Prémio Melhor Município de Angola
Aurélio Cua

Malanje - O município do Lubango, província da Huíla, venceu na noite de sábado (10), na cidade de Malanje, a I edição do Prémio de Melhor Município de Angola, na categoria de Grande Prémio, na tipologia A.

Na tipologia B,  sagrou-se vencedor o município do Tômbua, da província do Namibe, ao passo que Catabola e Dala (Bié e Lunda-Sul) venceram nas tipologias  C e D, respectivamente.

Na categoria de Protecção e Conservação dos Ecossistemas e Biodiversidade, arrebataram o prémio os município da Quilenda, Libolo, Porto Amboim e Lobito; Gambos, Dembos, Ambriz e Lubango, em segundo lugar, enquanto Cela e Dande assumiram o terceiro lugar.

Para Segurança e Ordem Pública, foram eleitos os municípios do Gambos, Muconda, Tômbua e Lubango; Virei, Libolo, Nharêa e Porto Amboim, em segundo lugar, e Dala, Mungo, Chibia e Andulo, em terceiro lugar. 

Na categoria de Compromisso com a Criança e sua Protecção/Município Amigo da Criança, venceram o Dala, Catabola, Seles e Cacuaco, secundados por Caculo, Quibala, Tômbua e Moçâmedes, ao passo que Chinjenje, Bibala, Nharêa e Lubango completam a lista dos eleitos.

Gambos, Libolo, Catumbela e Lubango foram os escolhidos nos domínios do Desporto, Cultura e Lazer, entre os municípios da tipologia A,  seguidos por Dala Ebo, Chibia e Matala, na tipologia B, e Cacula, Mungo, Tômbua e Amboim, na tipologia C.

Os troféus de Boa Governação, Transparência e Qualidade de Execução Orçamental foram atribuídos aos municípios de Cacula, Camacupa e Nharêa, Gambos Catabola, Baía Farta e Lubango, Quilenda, Bibala, Humpata e Andulo, nas classes A, B, C e D.

A escolha de melhor município na categoria de Educação e Qualificação Profissional recaiu sobre Conda, Bibala, Cubal e Matala, na tipologia A; Chitembo, Ebo, Chibia e Moçâmedes, na classe B, ao passo que Gambos, Mungo, Camacupa e Andulo figuram entre os municípios do tipo C. 

Em termos de Igualdade e Inclusão, os júris elegeram Dala, Catabola, Catumbela e Matala, Cacula, Bibala, Cubal, Lobito, Quilenda, Muconda, Cela e Benguela.

Longonjo, Cassongue, Seles e Huambo dominaram a categoria de Saúde.  Ainda nesta categoria, constam os municípios do Quilenda, Quibala, Porto Amboim e Sumbe, Mussende, Libolo, Cubal e Lobito.

Na gala, assistida pelo ministro de Estado  e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, foram igualmente eleitos os melhores municípios em termos de Participação do Cidadão e Qualidade do Serviço Público, nomeadamente Chitembo, Catabola, Tômbua e Luanda, na primeira posição, Dala, Muconda, Nharêa e Andulo, na segunda posição, e Chinjenje, Bibala, Camacupa e Lubango, na terceira posição.

Os municípios de Mussende, Bibala, Tômbua e Saurimo ficaram em primeiro lugar na categoria de Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, Cunhinga, Catabola, Porto Amboim e Moçâmedes, em segundo lugar, e Quilenda, Chinguar, Seles e Cuito, ocupam o terceiro lugar.

A última categoria, Urbanismo, Infra-estrutura e Ordenamento do Território, foi ganha pelos municípios de Mussende, Quibala, Tômbua e Benguela, seguido por Camucuio, Libolo, Porto Amboim e Sumbe, bem como Dala, Bocoio, Cela e Saurimo, nas classes A, B, C e D.

O município do Lubango, vencedor do Grande prémio na tipologia A, recebeu 100 milhões de Kwanzas, ao passo que Tômbua, Catabola e Dala, nas classes B, C e D, foram agraciados com 90, 80 e 70 milhões de kwanzas, respectivamente.

Enquanto isso, os prémios dos vencedores das outras categorias variam entre cinco a 60 milhões de kwanzas. 

O administrador municipal do Lubango, Lisender André, disse que o prémio atribuído é um reconhecimento das acções que têm desenvolvido, com vista a dar resposta às necessidades dos cidadãos daquela circunscrição.

Apontou o trabalho de equipa e a partilha de experiências entre os municípios da província da Huila como sendo o segredo para o êxito dos trabalhos da Administração do Lubango, sobretudo nos domínios da saúde, educação, saneamento básico e criança, áreas estas onde vão aplicar o valor ganho.

Na gala de anúncio dos vencedores do prémio estiveram presentes o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, Secretário do Presidente da República para Reforma do Estado, Pedro Fiete Correia, governadores provinciais, vice-governadores e administradores municipais.

Instituído ao abrigo do Decreto Presidencial n.•166/23, de 4 de Agosto, o Prémio de Melhor Município de Angola visa estimular a melhoria contínua da gestão pública dos municípios, por via da promoção e valorização de iniciativas que garantam a qualidade, eficiência e eficácia da acção governativa local. 

Para esta edição, concorreram 66 municípios, em representação de nove províncias do país. ACC/PBC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+