Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Estudo revela que Lubango apresenta menor índice de pobreza na Huíla

     Sociedade              
  • Huíla • Terça, 10 Novembro de 2020 | 11h12

Lubango – Um estudo da Faculdade de Economia da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) revela que, a nível da província da Huíla, o município do Lubango apresenta a menor incidência de pobreza multidimensional e a Cacula o maior.

Realizado pelo Gabinete de Empresas e Intercâmbio (GEI) da Faculdade de Economia, o estudo avança que 46 por cento dos 931 mil e 703 habitantes da capital da província (Lubango) vive em situação de pobreza multidimensional, enquanto a Cacula regista 98 por cento dos seus 134 mil e 836 habitantes.

Feito mediante um inquérito de campo, por uma equipa composta por finalistas do curso de economia e especialistas do PNUD, de Março de 2019 a Maio de 2020, o estudo indica que os restantes 12 municípios da Huíla apresentam uma situação de pobreza multidimensional numa média de 60%.

Os dados foram revelados hoje, pelo coordenador do GEI da Faculdade de Economia da UMN, da província da Huíla e Namibe, Hernâni Porcel da Silva, durante a apresentação dos resultados do inquérito, sobre o “Papel do Desenvolvimento das Competências Profissionais na Promoção do Emprego em Angola – Estudo de caso na província da Huíla”.

Na ocasião, observou que a situação económica e social da Huíla está afectada pelo crescimento negativo que tem se observado a nível nacional, limitada com a geração de empregos, sendo que o Produto Interno Bruto (PIB) real contraiu de 2,6 por cento em 2016, para 0,1% em 2017 e 1,2 % em 2018.

Além disso, de 2012 a 2016, a seca induzida pelo fenómeno El Niño causou perdas avaliadas em 750 milhões de dólares norte-americanos em seis províncias do sul do país, disse o coordenador.

Precisou que em 2019, cerca de 2,3 milhões de pessoas da província foram afectadas pela seca, observando que a taxa de desemprego da população local, com 15 ou mais anos de idade, afectada é de 28,8, para os homens, e 30.9, para mulheres.

Afirmou que no contexto da crise económica e de impacto da seca na região, o estudo defende que no desenvolvimento das competências profissionais constitui um factor-chave para promover as actividades produtivas em vários sectores e gerar novas oportunidades de rendimento para a população da região sul do país.

Referiu que o objectivo geral do estudo foi investigar a oferta de competências profissionais na província da Huíla, na perspectiva de alcançar e analisar a estrutura de políticas de mercado relacionada com a empregabilidade.

Observou que a pesquisa busca fornecer evidências sobre a procura e oferta de competências lá aonde as pessoas podem obter emprego, além de informar o planeamento, do lado da oferta do mercado do trabalho, para o financiamento, desenvolvimento e criação de competências à altura das necessidades das populações.

Já o decano da Faculdade de Economia, César Reis, sublinhou que o estudo foi feito com objectivo de servir de elo entre a comunidade académica e a empresarial, promovendo a investigação científica, formação e actualização contínua de conhecimentos e competências da classe empresarial.

Reforçou que serve também para a consulta dos governos locais na implementação de programas de impacto social, através do desenvolvimento de projectos que permitam alargar o conhecimento sobre a realidade da região, bem como prestar serviços de consultoria nos domínios empresarial, socioeconómico, formação integrada técnico-profissional, entre outros.

Um relatório do Instituto Nacional de Estatísticas, lançado em Junho deste ano, sobre o índice de pobreza, destaca que esse fenómeno é maior nas províncias do Cuanza Sul, Lunda Sul, Huíla, Huambo, Uíge, Bié, Cunene e Moxico.

Segundo o relatório do INE, na Huíla dez dos 14 municípios têm níveis altos, estando assim distribuídos: Cacula (97%), Chibia (94%), Caconda (90%), Caluquembe (91%), Quilengues (94%), Cuvango (94%), Quipungo (93%), Chicomba (97%), Jamba (94%) e Gambos (96%).





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+